quarta-feira, 31 de março de 2010

A Semana Santa

Por Bruno Costa

O Domingo de Ramos marca o inicio da Semana Santa e o fim da Quaresma. A quaresma é aquele tempo onde Jesus passou quarenta dias no deserto meditando, refletindo, sendo tentado… para por em prática o plano do Reino de Deus e para isso a nossa ajuda é fundamental, pois Jesus mesmo sendo Filho de Deus, ele é semelhante a nós, exceto no pecado, e com isso necessita que nós o ajudemos também na construção desse reino. Para que pudéssemos ajudar a construir esse reino tivemos que fazer várias renúncias e nos convertemos e nos arrependermos de nossos pecados, como foi na Quarta-Feira de Cinzas “Você é pó, e ao pó voltará” (Gn 3, 19) e também “Convertam-se e acreditem na Boa Notícia” (Mc 1, 15), e só assim, convertidos e arrependidos, estamos prontos para contribuir para a construção do Reino de Deus.
Agora na Semana Santa todo aquele processo de conversão e arrependimento da Quaresma que vale a pena ressaltar, não é um tempo de tristeza e sim de reflexão, conversão, arrependimento nos faça ter a humildade de lavarmos os pés de nossos irmãos como sinal de amor ao próximo, sinal também de carinho, afeto para cada um e cada uma de nossos (as) irmãos (as) que necessita a cada dia de nossa ajuda. Que na Sexta-Feira Santa possamos também sentir as dores que Cristo sentiu, mas isso não quer dizer que sejamos crucificados e sim que nossas atitudes e palavras sejam repensadas antes de serem praticadas ou pronunciadas, pois cada palavra dita de forma errada no momento errado pode provocar em nosso próximo uma ferida que só Deus sanará. Que no Sábado Santo (Sábado de Aleluia) possamos vigiar fielmente a Ressurreição de Nosso Senhor e que no Domingo de Páscoa, Páscoa essa que não é aquela do coelho, dos ovos de chocolate que o mundo capitalista nos impõe a cada ano e sim uma Páscoa que nos faça sentir o sabor da vitória da Vida sobre a Morte, possamos sentir esse sabor que só pode ser sentido com Cristo e em Cristo. Que nós não sejamos como Tomé que só acreditou porque viu, sejamos como os outros discípulos que diante de toda e qualquer circunstância anunciaram o Evangelho, levando assim Deus a todos os povos.
Que nessa Semana Santa possamos sofrer juntos com Jesus e nós gloriarmos também com Ele na sua Páscoa, vitória da vida.

Nenhum comentário: